segunda-feira, 5 de março de 2012

"Persona non grata"


“Porque para com Deus, não há acepção de pessoas” (Rm. 2:11)

Persona non grata 

Significa  um termo utilizado quando a  "pessoa não bem-vinda", geralmente  um termo utilizado em diplomacia com um significado especializado e judicialmente definido.
Termo também utilizado na roda de amigos...
Já me senti assim, quando tentei fazer amizades, ser amiga e fui rejeitada por alguns amigos. Percebi que não me queriam naquele meio, que não era bem vinda, que me olhavam e falavam de mim pelas costas. Então me afastei e fiquei quieta no meu canto.
Certa vez estive nos EUA, em uma das minhas primeiras viagens, lembro que naquela época a  revista Veja havia publicado uma matéria sobre o numero de brasileiros que viviam em Miami e o numero de pessoas que se aventuravam clandestinamente a procura do sonho americano de uma vida prospera e mais digna. Depois dessa matéria da Veja a alfândega americana começou a fechar o cerco. Mandavam inúmeros brasileiros sem dó de volta para casa.
Estávamos num desses vôos da American Airlines, era férias meus filhos na expectativa de ir a Disney. Conhecemos uma família que se assentava ao nosso lado e também estava indo a Disney. O homem era um médico ainda novo, estava com a esposa e duas crianças uma menina de aproximadamente uns 10 anos e um menino de 7 anos. Era a primeira vez que estavam viajando para os EUA , as crianças faziam mil perguntas para nós. Dava pra ver a expectativa os olhinhos brilhavam com o sonho de conhecer a Disney.
Mas ao desembarcar...
Você precisa ficar numa fila, muitas vezes enorme... onde os agentes da alfândega, olham seu passaporte, fazem algumas perguntas e decidem se o aceitam ou não no país, mesmo que você tenha o visto , eles podem te recusar. Hoje isso é muito difícil acontecer, mas a uns 10 anos atrás. Eles rejeitavam sem dó. E nessa viajem em especial vi uma fila enorme de pessoas rejeitadas e junto delas estava essa família da qual fizemos amizade. Vi as crianças chorarem, o pai chorava, a mãe, varias pessoas choravam na fila. O sonho havia acabado. Toda economia que fizeram, os planos foram tudo por água abaixo. Foram considerados “Persona non gratas”.
Não sei qual foi o critério que usaram para rejeitar tantos brasileiros. Mas me senti triste e mesmo não fazendo parte do grupo dos reajeitados me senti  humilhada pelo simples fato de ser brasileira de pertencer a um país pobre.
Como é triste quando você se sente inferior.
Como é triste você ser considerado uma “Persona non grata”.
A minha alegria e posso dizer a alegria de quem já foi rejeitado por ser considerado “persona non grata”, é que no reino dos céus que  Deus esta nos preparando... 
Não existirá pessoas rejeitadas, por estarem  fora dos padrões ou por serem consideradas inferiores.... talvez por serem mais pobre,  mais feias, sem estudo, sem títulos, por pensar diferente, por terem a cor da pele escura ou por serem gordas... 
Lá seremos todos iguais, cidadãos pertencentes ao mesmo reino. 
E é nesse reino que eu fixo meu alvo. 
Porque o Verdadeiro cidadão do reino tem o coração de carne, sensível, quebrantado, humilde, e o Espírito Santo habita nele .
 não haverá diferenças... 
Nem pessoas consideradas aos olhos dos homens “Persona non grata”.

Ana L. Steiner - 05-03-2012

Um comentário:

  1. É, infelizmente é assim...em muitos lugares. Até aqui mesmo no Brasil existe preconceito...

    ResponderExcluir