quarta-feira, 21 de março de 2012

O vale das borboletas



" Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto".
Salmos 51:10

Uma das coisas que mais me chama atenção na natureza é a borboleta, não somente por sua beleza, mas pelo processo que passa até se transformar em borboleta.

Você sabe como nascem as borboletas ou já teve a curiosidade de saber dos detalhes?
 Alguns animais na natureza sofrem metamorfose, isto é, transformam-se completamente ao se desenvolverem. No caso da borboleta, tudo começa quando ela coloca os ovos em uma árvore ou planta que tenha folhas que a lagarta goste de comer. Os ovos são colocados na parte de baixo das folhas. Depois de certo tempo, que pode variar de uma semana a 30 dias, dependendo da espécie, o ovo se abre e sai dele uma minúscula lagarta, que imediatamente começa a comer a casca do seu próprio ovo e, em seguida, as folhas da planta onde ela está. Ela cresce até se tornar uma lagarta adulta, quando pára de comer, a boca se fecha, a pele resseca e racha e transforma-se em crisálida. Antes disso, porém, a lagarta troca de pele muitas vezes. A lagarta da borboleta-monarca, uma espécie muito comum nas grandes cidades, troca de pele 14 vezes. Dentro da crisálida está um bicho que já é uma lagarta muito transformada, a meio caminho de virar borboleta. Os dias vão passando e o que era o corpo da lagarta vai se desmanchando em alguns lugares e se reconstruindo em outros, formando todas as partes do corpo de uma borboleta. Quando a crisálida se abre, a borboleta sai com as asas enroladas e começa a empurrar um pouco de ar para dentro das veias das asas. Estas vão se estendendo e, minutos depois, a borboleta está pronta para voar.
Na cultura popular  a borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. 

As vezes precisamos ficar por uns dias enclausurados dentro de uma crisália para que possamos ser reconstruídos, renascer para uma nova vida. O processo que a lagarta passa se rastejando e depois sofrendo com a transformação dentro de uma crisália é muito importante para que depois de alguns dias ela se transforme numa linda borboleta e voe livremente conhecendo a beleza da natureza.
Assim somos nós...
Muitas vezes  durante nossas vidas precisamos passar pela fase mais difícil que é estar dentro de uma crisália para depois sermos transformarmos em borboleta.
Por isso que sempre dou graças a Deus em tudo, porque a gente só chega ao 
" Vale das borboletas" , depois de sermos renovados e reconstruídos...
Tem uma frase muito legal, com um significado profundo que postei num dos quadros do meu blog que diz:

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."


 Recados de Borboletas para Orkut


Ana Lucia Steiner – 21-03-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário