segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

É tudo vaidade!!!


Vi tudo o que se faz debaixo do sol, e eis: tudo vaidade, e vento que passa. Eclesiastes 1,14

Existiu um tempo na vida de Salomão, depois de ter vivido muita coisa e ter desfrutado dos prazeres do poder, da  riqueza e de ter sido amado por belas mulheres, chegou a conclusão de que:  "Tudo é vaidade".
Salomão vivia dizendo isso nos livros Bíblicos de Provérbios e Eclesiastes.

“Mas, quando me pus a considerar todas as obras de minhas mãos e o trabalho ao qual me tinha dado para fazê-las, eis: tudo é vaidade e vento que passa; não há nada de proveitoso debaixo do sol”. (Eclesiastes 2,11)

Tudo leva a crer  que, depois de ter passado por muitas coisas na vida, quando chegou a velhice, concluiu que tudo não passava de vaidade.
Eu me lembro da minha infância e da minha adolescência, sempre passávamos o Natal na casa do meu avô. Minha vó fazia comidas deliciosas, sobremesas que eu adorava, era uma festa. Bons tempos aquele!!
Meu avô era um alemão alto dos olhos azuis, passos firmes, personalidade forte. Um homem que participou da 1ª guerra mundial, marcado por um passado triste e pela saudade dos parentes que deixou na Alemanha. Casou-se já com 30 anos e teve 4 filhos, uma bela família. Lembro-me bem, pois ele servia como uma referencia pra mim, pois sempre foi um homem integro, honesto, um verdadeiro homem de palavra, pela sua postura sobre as coisas e o convívio com as pessoas, coisa rara em nossos dias. Meu avô sempre dizia que um homem de verdade vale pela palavra e não pela escrita.
Quando estávamos reunidos em sua casa nas festas de fim de ano com minhas tias, tios, primos, etc., As vezes eu e minha primas ficávamos eufóricas conversando sobre várias coisas. Ele ficava sentado em sua cadeira de balanço apenas nos observando, dava um leve sorriso, chacoalhava a cabeça e num gesto soltava sua famosa frase, onde sempre dizia:
“Tudo é vaidade... Tudo passa!!” 
Depois se retirava para seu quartinho,  onde havia um quadro na parede com as  velhas fotos de amigos de guerra e  da família que havia deixado na Alemanha. Penso que quando ele estava sozinho se transportava para aqueles lugares e lembrava-se de sua infância, da família do convívio da guerra..


Meditando sobre estas palavras " Tudo é vaidade".., penso que precisamos estar conscientes de que um dia, assim como Salomão e meu avô, chegaremos numa fase de nossas vidas, que também concluiremos de que tudo não passa de vaidade!
E quando chegar esse momento, quando os cabelos da minha cabeça estiverem brancos, e já não existir mais aquele vigor da juventude, e ficar sentada em uma cadeira lembrando o que fiz da minha vida. Quero lembrar-se das coisas boas, da influencia positiva. Quero pensar que a vida que vivi aqui nessa terra, não foi em vão. Que as oportunidades que Deus me deu não foram jogadas ao vento. Quero pensar que tudo não passou de vaidade sim, mas também quero lembrar que no tempo em que as pessoas corriam somente atrás da vaidade eu corri atrás de algo que fazia bem a alma e que consegui passar as pessoas um pouquinho do Deus que busco e que se revela em mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário