sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lições que aprendi com meu avô...


Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Provérbios 2:2

Sábio era meu avô, pai da minha mãe,  um homem muito pobre , cego, porém admirava a forma como lidava com as pessoas, suas histórias  sempre  nos ensinava grandes lições, uma delas em especial,  jamais esqueci... levei pra minha vida...
Certa vez estávamos em sua  casa  em  SC,  eu e meus irmãos brincávamos  no quintal.... Mas, fiquei muito irritada com as PROVOCAÇÕES do meu irmão (Chico),  que não sabia fazer outra coisa quando criança  do que irritar e   provocar –
“Ô bichinho atentado!!”.
Meu avô vendo aquilo me chamou, pediu pra sentar  com ele debaixo de uma arvore e disse:
Você conhece a historinha do cachorrinho e da lua?
Não, eu disse.
Pois bem.... vou te contar,  disse ele....
Havia um cachorrinho que vivia latindo pra lua, todos os dias quando a lua surgia no céu, ele a provocava... latia... latia... latia....
A Lua simplesmente olhava, dava mais uma olhadinha e nada... Continuava lá no alto em silencio, iluminando a terra com seu brilho...
Mas no outro dia o cachorrinho novamente, provocava a lua: latia... latia... latia... e fez isso por muitos dias...
Até que foi percebendo, que a lua não dava à mínima, sequer se importava com aquele latido irritante.
O cachorrinho foi diminuindo o latido... ficando sem graça...foi mixando ... até que cansou... parou de latir... colocou o rabinho entre as pernas e foi deitar num canto ...
Assim é a vida, disse meu avô...
Quando teu irmão ou qualquer outra pessoa te provocar, deixe  falar (latir sozinho como o cachorrinho),  um dia eles cansam e param. 
Pois a verdade é uma só  - "NINGUÉM BRIGA SOZINHO"....
Nunca esqueci esse ensinamento do meu avô.
Da mesma forma ensinei meus filhos.
Certas coisas não valem a pena.
Nenhum estresse paga a PAZ de espírito.

Ana Steiner
26 julho de 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário