terça-feira, 2 de outubro de 2012

Val Soares



Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.  Hebreus 10:36

Hoje gostaria de partilhar com vocês a experiência de uma amiga muito querida e também minha cabeleireira.

Conheci a Val a mais de 10 anos quando  veio morar perto da minha casa.
Um belo dia precisei fazer o cabelo meio urgente porque tinha que participar de um evento e   ela bondosamente  me atendeu.
 Logo que nos conhecemos - alguns meses depois ela se submeteu a uma série de exames,  onde descobriu que tinha insuficiência renal crônica - em 2002 - Lembro que foram momentos difíceis, parecia que tudo dava errado,  estava sozinha, era recém separada, passava por momentos difíceis.
Meu coração ficava apertado em ver seu sofrimento,  queria poder ajudar,  mas não podia fazer nada.
Mas o que me chamava atenção na Val era a forma como ela se dispôs a lutar pela vida e enfrentar os problemas. Mesmo doente ...com febre..., gripe... sentindo fraqueza ....trabalhava.... trabalhava...só não trabalhava quando estava muito mal.
Durante quase dez anos doente, fazia  hemodiálise todas as  segundas, quartas e sextas, chegava muito mal , vomitava , tinha dores de cabeça e no outro dia trabalhava o dia todo para sobreviver. Depois de algum tempo passou a fazer hemodiálise aos domingos também.
O anos foram passando e ela cada vez  ficando mais debilitada.
A Val tinha certeza que morreria logo, estava cansada, fui acompanhando de perto e vendo minha amiga cada dia mais magra, mais doente.
E antes de encontrar um doador e operar,  já não aguentava mais viver daquele jeito,  pedia a Deus todos os dias para morrer, ficou dependente da maquina, passava muito mal. Sentia falta ar, fraqueza, uma sede terrível, mas não podia tomar água e nem suco, mal conseguia parar em pé por muito tempo. 
Teve anemia profunda, tinha muita coceira no corpo por causa do fósforo no sangue, um gosto horrível na boca o tempo todo, ânsia de vomito,  só dormia na base do calmante.
Emagreceu muito e pesava doze quilos a menos do que pesa hoje


Muitas e muitas vezes orei  pela Val.

Confesso que achava que ela não iria resistir muito tempo. Até que encontrou um doador, mas  teve que se recuperar primeiro pra depois fazer a cirurgia. Achei  que não resistiria.
Mas a Val é uma mulher de garra, batalhadora,  um exemplo de  mulher  que em vez de ficar por ai reclamando da vida e dos problemas, foi a luta com determinação, nunca perdeu a esperança ....e nem a fé.

Outra coisa que admirava na Val.... é que  tinha vários motivos pra reclamar da vida e ficar se lamentando, se fazendo de vitima e no entanto,  ainda dava força para algumas de suas amigas que passavam por problemas.

Com a Val  aprendi muita coisa...

Principalmente que vale a pena lutar, não desistir e ter fé em Deus.

Obrigado Val por você ser essa pessoa que é ...
Esse exemplo de mulher batalhadora, que vai a luta e não desiste fácil, essa homenagem eu fiz pra você.

Que Deus te abençoe sempre minha linda amiga...


Ana Lucia Steiner 
02/10/2012

Alguns dos trabalhos que a Val fez no meu cabelo e maquiagem..



 Quando escureceu meu cabelo                              
                      






















Nenhum comentário:

Postar um comentário