sábado, 25 de agosto de 2012

Olhar para o coração...



Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Salmos 139:23

Adentrar no coração humano, saber o que se passa, o que se sente não parece ser fácil, diria que é praticamente impossível...
Mas podemos tentar entender...
E como é difícil entender o ser humano, pois uma mesma pergunta feita de uma forma tão simples, tem respostas diferentes. Tudo depende do ponto de vista. Agora imagina tentar entender uma pessoa, o que se passa na sua mente, no seu coração.
Muitas vezes erramos quando interpretamos ou julgamos alguém, porque o fazemos do nosso modo, da nossa percepção das coisas...
O engraçado é que todos desejam ser compreendidos, mas nem sempre estão dispostos a compreender...
Julgamos muito e odiamos sermos julgados...
Se pararmos bem pra pensar, NADA sabemos sobre o outro, a não ser com uma certa superficialidade. Olhamos muito a aparência. Mas não sabemos o que vai ao coração, seus conflitos... suas lutas...  sua dor. Muitas vezes sequer sabemos o histórico de vida...
Mas...somos mestres em julgar, julgamos de todas as formas que nos convém...pela aparência, pela posição social, pela religião, pela cor, pelo perfil, pelo nível social, pelo que fala... etc
Um dia desses conversava com uma colega, faz pouco tempo que nos conhecemos, na conversa ela me disse:
Ana não sei porque você é assim? 
Eu não corro atrás de nenhuma amizade, não fico bajulando, não fico sorrindo, não faço questão de ser simpática, boazinha, também não sou fingida, sou durona, osso duro de roer, o que tenho pra falar, falo na cara.
Se,  gostou... gostou... Se,  não gostou.. que se dane,  mando ir pra ...
Confesso que eu a admirava ...me aproximei porque deseja ser sua amiga, talvez por sermos tão diferentes.... achei que poderia aprender algo, talvez a não ser essa bobona, melindrosa que muitas vezes sou,  mas percebi que ela não me queria por perto, não gostava do meu jeito, de vez em quando me dava umas alfinetadas, achava que fazia tipo dissimulada, boazinha... 
Fiquei triste com o julgamento e me afastei. Entendi que não podemos obrigar as pessoas a gostar da gente, temos que respeitar os espaços, respeitar o jeito de ser de cada um.
O problema é que as pessoas querem ser respeitadas no seu espaço, seu modo de ser...pensar...mas nem sempre respeitam o jeito ou o  espaço do outro, alguns o querem fora do seus círculos de amigos, parece que se sentem incomodados. Mas isso faz parte da vida...
Com o tempo você vai  aprendendo muita coisa....E uma delas é  a respeitar as diferenças, pois cada um tem o direito de ser como é, alguns por escolha e outros por um contexto de vida.
Mas...Apesar dessas diferenças...
Tudo que “TODOS desejamos no fundo, no fundo é ser aceitos...amados, mas nem sempre sabemos demonstrar amor...
Queremos carinho, afeto, desejamos ser paparicados, mas não sabemos retribuir.... as vezes até o fazemos quando somos cobrados.
Queremos amigos sinceros, mas temos dificuldades em sermos amigos porque queremos moldar as pessoas ao nosso modo de ser.
O interessante é que até os animais desejam ser amados..
Percebo pelo meu cachorrinho, quando chego em casa,  ele corre atrás, puxa a calça, vem brincar, faz gracinha. Tudo que ele mais quer é um gesto de carinho, pois é através dos gestos de carinho que muitas vezes demonstramos amor.
Imagine nós seres humanos? Temos muito mais carência que os animais..
Pense nisso:
Seria tão bom se fizéssemos para os outros, aquilo que gostaríamos que  nos fizessem...
Deveríamos parar de moldar as pessoas do nosso ponto de vista.
Aprendamos a olhar com o coração, adentrar a alma...
Olhar com os olhos de Cristo...
Olhar como Jesus olhava as pessoas... Como olhou para Maria Madalena... com amor, com intenção de salva-la....
Jesus não olhava para os pecadores e os julgava...ele olhava o coração das pessoas que deseja ter em seu reino...
Seriamos mais semelhantes a Jesus se tão somente nos importássemos mais com outro, se procurássemos olhar o coração,  ter mais  gestos de bondade,  de carinho  e de ‘AMOR” ....

Ana Lucia Steiner
25/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário