sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cortesia – Passe isso adiante!!



"Sê cortês com todos, até com os inferiores. Se a cortesia é honra para quem a recebe, muito mais o é para quem a faz."

Você algum dia já parou pra pensar na cortesia?
Já pensou em ser cortês em tratar as pessoas com cortesia? Pois então..
Saiba que a cortesia mostra às outras pessoas aquilo que você tem de melhor.
Ser cortês é ter a capacidade de agregar para si uma série de qualidades, como: ser amável, aprimorado, atencioso, atento, bem-educado, civilizado, correto, dócil, esmerado, gentil, polido, respeitoso...
Quem não gosta de ser tratado com cortesia?
Como é bom encontrar uma pessoa que te trata com respeito, gentileza, educação sem que você de nada em troca ou tenha nada a oferecer.
O fato é que as pessoas costumam tratar bem quem é rico, tem uma boa aparência, veste roupas de grifes, tem carro importado...
Mas, quando tratamos alguém com cortesia, quem ganha somos nós. Uma coisa leva a outra. A gente nunca sabe o dia de amanhã, talvez a pessoa que tratamos bem hoje, amanhã podemos precisar dela. E alguém que foi tratado com cortesia, jamais esquece.
Não custa nada ser gentil, dar um sorriso, oferecer o lugar a uma pessoa mais velha, deixar as pessoas se servirem primeiro, cumprimentar as pessoas apertando a mão. Dar atenção a uma pessoa mais velha.
Por falar em pessoa mais velha..
Lembrei-me  do meu Tio Gustavo (irmão do meu vô). Que sempre vinha nos visitar, ele era sozinho nunca se casou, tinha os cabelos brancos, os passos eram meio lentos, se não me engano  tinha uns  70 anos.
Quando era criança ele  ficou meio doente e acabou ficando em casa para se tratar e ir ao médico. Eu sempre ia ao quarto dele, ficava lá por alguns momentos ouvindo suas histórias, perguntava se ele queria alguma coisa e se ele pedisse, sempre ia buscar, gostava muito dele e adorava ouvir suas histórias.
Quando fiz meus 12 anos, lembro-me que minha família não tinha dinheiro para fazer uma festa, nem muito menos pra comprar um vestido novo.
Meu tio chamou minha mãe e disse para comprar um vestido pra mim e  fazer uma festa de aniversário, convidar meus amiguinhos, que ele pagava tudo. Minha mãe ficou sem graça, não queria que ele gastasse. Mas, ele disse que eu era muito boa pra ele e que merecia aquela festa.
Engraçado como aquele episódio me marcou, lembro-me até hoje de um lindo  vestido azul e da festinha, fiquei tão feliz, nunca imaginava que alguém pudesse fazer aquilo por mim. Eram tempos difíceis.
Só sei de uma coisa e procuro fazer disso um lema de vida:
“Tratar as pessoas como gostaria de ser tratada”..
Ser cortês é muito bom, a gente ganha muito mais do que a pessoa que foi tratado com cortesia.
É tão bom!!!
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário