segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Do vicio para a vida


Hoje gostaria de contar a historia da Marcia, minha amiga!

Eu só contarei a historia da Marcia porque ela me permitiu que escrevesse, pois conforme for relatando você poderá ficar indignado.
A vida da Marcia nunca foi fácil, nasceu num lar onde o pai e a mãe eram alcoólatras e consequentemente a Marcia também se tornou uma alcoólatra.  Dizem que quando a Marcia era um bebe sua mãe dava-lhe pinga para que esta pudesse dormir e parar de chorar, assim seu corpo acostumou com os destilados. Fiquei sabendo através de ex-marido, que o pai a havia violentado quando ainda era uma menina.
Marcia casou-se muito nova e teve um filho. Mas como vivia alcoolizada e não cuidava do bebe. A justiça acabou tirando seu filhinho. Mas, um belo dia Marcia conheceu outra pessoa, um senhor 30 anos mais velho e acabou se separando e indo viver com esse Senhor e juntos tiveram outro filho.
Conheci a Marcia na casa de uma amiga, toda vez que ia a casa dessa amiga que é manicure, fazer as mãos,  a Marcia estava lá, fazendo faxina, sempre alegre, cantarolando, vivia sorrindo à toa.
Essa minha amiga frequentava a mesma igreja que eu, ela convidou a Marcia que foi junto com o marido começaram a participar dos cultos.
O marido de Marcia foi trabalhar na empresa de meu marido, como porteiro.
Acontece que a Marcia, vivia tendo suas recaídas com o alcoolismo. Passava um tempo, meses sem beber e de repente, sem que esperássemos ela voltava a beber. Talvez por fraqueza, decepções, desgosto ou depressão. Só sei que os motivos eram muitos...
O pessoal da minha igreja vivia ajudando a Marcia, esta se internou varias vezes para fazer tratamento. Mas, passava um tempo lá estava a Marcia novamente alcoolizada, todos estavam cansados e desanimados. Ninguém sabia mais o que fazer, oravam, ofereciam amizade, carinho, mostrava um Deus que ela desconhecia, mas a Marcia sempre voltava a beber, chegou a ficar 2 ou 3 anos sem colocar nada na boca, mas sempre voltava a beber e suas recaídas demoravam pra se restabelecer.
Um belo dia, seu esposo me liga pedindo ajuda:
Anna por favor, me ajude não sei mais o que fazer , não tenho mais a quem pedir socorro, todos estão cansados, família, vizinhos, amigos e o pessoal da igreja disseram que Marcia não tem vergonha na cara e não quer ser ajudada.
Não sabia o que poderia fazer, mas larguei meu serviço e fui a casa de Marcia. Chegando lá vi um ser humano em estado deplorável. Fiquei imaginando: Onde um ser humano é capaz de chegar?
Lá estava Marcia, completamente embriagada, sentada no chão,  toda desmazelada, suja, cheirando ruim, babando. Foi então que com ajuda de 2 senhores, a colocamos de baixo de um chuveiro de água fria, ela resmungou , xingou mas a seguramos com muita força e a deixamos ali por alguns minutos, depois demos algo forte para que ela bebesse e cortasse o efeito do álcool. Fui ao quarto com ela, para ajuda-la a trocar de roupa, ela num determinado momento não queria vestir roupa alguma e queria sair correndo nua pela rua, deu o que fazer para segura-la, eu quase não tinha forças, pois a Marcia tinha os braços fortes, mais cheinha e bem mais  forte que eu. Foi então que com muita luta e sofrimento, consegui segura-la. Olhei firme nos olhos dela e disse:
Olhe bem pra mim...
A Marcia sempre me  respeitou e sempre teve uma certa admiração pelo meu trabalho, sempre que fazia alguma palestra, podia percebia que a Marcia ficava encantada e nem piscava, vivia me elogiando para as pessoas, dizia a todos na minha igreja que queria ser minha amiga, percebia que faltava nela um certo carinho de amiga e afetividade familiar. Foi então que naquele momento, ela me olhou com os olhos meio entre abertos e repeti:
Olhe bem nos meus olhos! Nesse momento fui firme e disse:
Você pode estar bêbada, mas sabe muito bem o que esta fazendo. E que papelão é esse que a senhora esta querendo fazer? Esta querendo envergonhar seu filho que é um excelente rapazinho? Como  acha que ele vai se sentir quando todos falarem que sua mãe saiu correndo por ai, completamente nua? Imagine o sarro que as pessoas, os amigos vão tirar!
Tenha vergonha nessa cara e vista sua roupa agora!
Por incrível que pareça, ela parou de resmungar e vestiu a roupa quietinha. Fiquei um tempo com a Marcia até perceber que ela estava melhor. Seu marido precisa ir trabalhar e estava com medo de deixa-la em casa e ela aprontar novamente. Foi então que resolvi:
O senhor vai para o trabalho e fique  tranquilo, eu levarei a Marcia comigo, a partir de hoje ela vai trabalhar comigo na empresa, naquele dia ela foi trabalhar meio bêbada. E determinei que quando terminasse o expediente, Marcia subisse na empresa que o marido trabalhava (uma empresa era próxima a outra) e ficaria lá na portaria até que termine seu expediente ( O horário de serviço dele era das 2hs as 22hs e da Marcia das 8hs as 18hs) .
O que não podemos fazer é deixa-la sozinha nem um  minuto sequer. Quando chegar em casa,  jogue todos os produtos que contem álcool fora, e não deixe a Marcia sozinha de forma alguma, quando for ao banheiro espere pelo lado de fora, vamos tentar dessa forma uma vez que, tudo que  foi feito até agora não deu resultado. E olha só, eles me ouviram e fizeram tudo que eu disse, fiquei surpresa!
E foi assim... por aproximadamente uns 6 meses.
Marcia ia todo dia  trabalhar comigo na minha pequena empresa, muito feliz porque agora não era mais uma faxineira, agora era uma funcionária, isso pra ela era motivo de orgulho. Muitas vezes resmungou, achou ruim, fazia frio ou chuva. Mas lá estava a Marcia na portaria com seu marido. Até que tivemos a certeza de que a Marcia havia superado aquela fase critica e poderia andar sozinha.
Por incrível que pareça a Marcia se tornou uma das melhores funcionárias que a empresa teve, pra ela não havia tempo ruim, vivia alegre, falando alto, amava trabalhar, adorava o serviço.
Passaram-se uns 4 anos e Marcia estava com sérios problemas familiares e teve uma recaída muito feia. O marido dessa vez havia perdido a paciência e no âmbito de sua raiva, algumas vezes acabou perdendo a paciência e dando uns sopapos em Marcia.. Foi então que a trouxe para minha casa, para que pudesse acompanhar de perto e cuidar pra que não voltasse a beber.
Marcia ficou na minha casa por uns dois meses, ela é praticamente da minha idade, mas eu a tratava como se fosse uma filha, dava conselhos, alguns presentinhos,  ficávamos conversando até tarde da noite, ela é uma ótima pessoa sempre alegre, dávamos boas gargalhadas. Antes de dormir sempre ia até o quarto de Marcia orar com ela  e pedir forças a Deus para que pudesse resgatar sua vida e sua dignidade.
Passaram-se aproximadamente uns 6 anos desde a ultima vez que a Marcia bebeu. Hoje ela se separou do seu segundo marido e vive com outra pessoa. Sua vida não é um mar de rosas, tem muitos problemas e uma vida marcada pelas consequências do alcoolismo, por uma infância difícil,  ainda é uma pessoa carente. Mas, a Marcia que eu conheço hoje, não é mais aquela Marcia tão fragilizada,  é uma mulher cheia de efeitos mas forte e batalhadora.
Com a historia de vida de Marcia e tudo que fiz de uma forma espontânea, aprendi uma coisa:
Que Deus me deu a oportunidade de fazer o bem a um ser humano. E que muito mais que a Marcia quem cresceu e aprendeu muito fui eu, além do que eu tenho absoluta certeza de que ganhei uma amiga verdadeira, pois ela sempre demonstra isso, nunca esquece meu aniversario, vive me mandando cartinhas  dizendo que me considera sua melhor amiga e esta orando por mim.
 Aprendi que a gente tem que AMAR as pessoas incondicionalmente, que não podemos desistir facilmente. Se fosse assim, o que seria de nós se Deus, tão somente resolvesse desistir de nós?
Aprendi que muitas pessoas entregues ao alcoolismo, as drogas, depressivas, tristes....
Estão sofrendo, são pessoas fracas porque a grande maioria em algum momento de suas vidas, se sentiram rejeitadas, desprezadas e necessitam apenas de um gesto de bondade, de compreensão de carinho e de sentirem-se amadas.
Logo postarei a foto de Marcia!
Anna 06/12/2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário