quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vc é massa de manobra????


Você já parou para pensar o que é MASSA DE MANOBRA?
Certa vez li uma definição que dizia mais ou menos assim:

“ Massa de manobra” : “ Se refere ao conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu, onde a sociedade é conduzida por uma IDEOLOGIA dominante, se anulando enquanto ser histórico e protagonista” .
Ou seja, massa de manobra somos todos nós, que acreditamos nos políticos que fazem o que querem com nossos votos...
Eu não sou nenhuma expert no assunto, mas  gosto de refletir  sobre determinados assuntos. E analisando um discurso de Lula, antes de ser eleito, onde dizia: “ O povo é massa de manobra”, depois de eleito, diz que: “ Hoje o povo não é mais massa de manobra”. Foi então que,  comecei a ponderar sobre a questão e vejo que hoje o povo brasileiro se enquadra perfeitamente nesse conceito de  MASSA DE MANOBRA , e digo mais, pra mim existem duas classes de pessoas que se enquadram como  massa de manobra:
1.       Pessoas simples sem ,ou com pouco estudo que se deixam manipular por discursos inflamados de grandes políticos (grandes no sentido de excelentes oradores, convenceriam até o diabo se não fossem usados por ele)
2.       Pessoas inteligentes, mas com falta de sabedoria, essas Tb se enquadram no perfil de massa de manobra. São inteligentes, são formadores de opiniões como filósofos, sociólogos, cientistas políticos, professores, empresários.. etc.  Mas já vem com conceitos pré fabricados, ou seja, já foram influenciados, idealizaram o tipo político muito antes de chegarem onde chegaram, tanto como formação política ou sócio econômica, não são tão inocentes assim ao ponto de se deixar enganar, tem uma visão mais ampla, porém se enganam quando projetam seus idéias políticos em uma pessoa, acreditam fielmente na igualdade social, pregam isso como ideologia, se esquecem que é impossível ser igual, num mundo onde existem pessoas gananciosas, pessoas com a natureza má e pessoas que não gostam de trabalhar. Só vêem o mal no mundo onde existe o capitalismo, não conseguem enxergar, ou não querem enxergar  que lideres que pregam o socialismo se embriagam com o poder e a luxuria, que discursam uma coisa e fazem outra.
A esses eu os clássico como MASSA DE MANOBRA.
Mas existem pessoas que não se deixam levar por discursos políticos inflamados e nem idealizam pessoas como seres acima do bem e do mal. Conseguem ter um visão política acima do fanatismo, sem idealizar homens e filosofias, capazes de formar suas próprias teses.
Pessoas que conseguem analisar friamente comportamentos e perceber a manipulação política desses oradores, que sua vida não condiz com seu discurso. Que acreditam que aquele que melhor fala é aquele que dá o exemplo. A esses eu classifico, como pessoas que fogem ao padrão da grande maioria, seres pensantes, são poucos, porém difíceis de deixar enganar.

 Johnn Fitzgerald Kennedy deu um ensinamento para o povo americano que,  serve muito para nós brasileiros: “Não pergunte o que o seu país  pode fazer por você, veja o que você pode fazer pelo seu país”.
            Nós podemos fazer muita coisa pelo nosso país onde a corrupção avança a passos largos, onde a pouca vergonha impera, onde  cidadãos assumem a  Câmara e o Senado, legislando em causa própria, falando alto e arbitrando leis que beneficiam partidos e políticos, com salários e benefícios absurdos, e tudo fica por isto mesmo porque o país é constituído por uma grande maioria de eleitores de  "massa de manobra".
Nesse momento, a nossa grande a arma tem  que ser a inteligência, precisamos usá-la, para fazer com que nossos jovens, parentes,  amigos e conhecidos, reflitam e não sejam absorvidos pelo engodo político, antes que eles se transformem em massa de manobra, ou deixem de ser MASSA DE MANOBRA.

Anna 02.06.2011


Um comentário: