quinta-feira, 24 de março de 2011

Raízes profundas

Tempos atrás, eu era vizinho de um médico cujo hobby era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Ás vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava. Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito a crescer. Certo dia, resolvi aproximar-me do médico e perguntei-lhe se não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca regava.
Foi quando, com ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria. Disse-me que se regasse suas plantas as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes de nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Disse-me ainda que, freqüentemente, dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas. Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho.
Logo depois, fui morar em outro país e nunca mais o encontrei. Passados vários anos, retornei do exterior e fui dar uma olhada na minha antiga residência. Ao me aproximar, notei um bosque que não havia antes. Então, percebi que o médico, meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho! O curioso é que aquele era um dia de vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como que não resistindo ao rigor do inverno. Entretanto, ao me aproximar do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda. “Que efeito curioso”, pensei. “As adversidades pela quais aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto e o tratamento mais fácil jamais conseguiriam.”
Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade pedidos desse tipo são raramente atendidos. O que precisamos fazer é pedir para que consigamos desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que, quando as tempestades chegarem e os ventos gelados soprarem, resistamos bravamente, ao invés de sermos simplesmente varridos para longe.

.... Hoje eu posso dizer...
Por tudo que ja sofri desde a minha infância e por tudo que ja passei em minha vida...
Que uma dessas arvores com raízes profundas, que resistiu as palmadas, ao frio e ao vento gelado por longos anos, se chama Ana.

2 comentários:

  1. Sinceramente, se eu tivesse uma flor como vc no meu jardim, regaria vc TODOS os dias !!! Jamais a deixaria ao relento. Quanto à sua eventual fragilidade no futuro, eu estaria sempre por perto para te dar o apoio e a força necessários...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir