domingo, 20 de março de 2011

Conquiste o inimigo usando de gentileza!!

Se tem uma coisa que adoro fazer é analisar comportamentos.
Nunca consegui me soltar num primeiro contato, gosto de observar atitudes, as formas como as pessoas se movem, falam, se vestem. Nossa forma de se vestir, falar, se movimentar,  revela muito sobre nós,  até mesmo um olhar é capaz de revelar aquilo que estamos pensando.
Aquilo que as pessoas mais falam, geralmente é revelado através daquilo que mais tem necessidade..ou que mais angustia...ou o que mais chama atenção e por ai vai.
Minha natureza sempre foi de buscar viver em paz, me sinto bem em  tentar ajudar alguém, em procurar viver bem com todos, até com aqueles que não concordam com a forma de pensar. Muitas vezes me pego, tentando compreender e aceitar determinados comportamentos.
Aprendi nessa escola da vida que a gentileza é chave mestra de quase tudo, principalmente quando vc quer viver em paz.
Sendo gentil com as pessoas...
Vc consegue conquistar o carinho, amizade, respeito e até a admiração.
Não importa se a pessoa é rica ou pobre, preto ou branco, simples ou culta. ..
As pessoas vivem correndo e de certa forma são egoístas, a grande maioria esta  preocupado com seu próprio umbigo. Tratam bem os iguais ou seja, quem julgam merecedoras, quem pensa igual, como os da mesma fé, classe social, política etc. Mas não conseguem tratar bem uma pessoa que pensa totalmente diferente, que tem opção de vida e estilo diferentes.
Muitos podem se perguntar:
_ Pra que ser gentil? O que isso vai acrescentar  na minha vida?
Pois eu digo, ser gentil tratar bem a todos, acrescenta muita coisa em sua vida. Como:
Amizade, respeito, admiração e tem o poder de abrir portas. Todos gostam de ser tratados com gentileza. E todos admiram uma pessoal gentil.
Outro dia atendi um cliente:
Que logo que atendi ao telefone, foi desferindo palavras rudes, foi agressivo, me xingou. Acontece que, um vendedor me passou um cheque desse cliente, que estava com a data do prazo errado e acabei depositando o cheque antes do prazo, isso acabou prejudicando essa pessoa. Que me ligou e soltou os cachorros em cima de mim. Confesso que na hora fiquei triste e chocada com tal atitude. Mas, deixei o homem falar, desabafar e xingar. Depois que falou tudo que queria e tinha pra falar, eu disse:
- Bom dia Sr...
- Primeiramente quero te pedir desculpas pelo ocorrido, o Senhor tem toda razão em estar nervoso. Gostaria de saber o que poderia fazer para que o Senhor não pensasse que agi de má fé. Se o Senhor desejar deposito o dinheiro em sua conta novamente com juros e correção monetária. Pois ocorreu um mal entendido e sei o quanto o Senhor foi prejudicado, mil perdões. E assim foi ....dialoguei mais um pouco, pausadamente e calmamente.
Por fim, aquele Senhor não sabia onde enfiar a cara me pediu desculpas umas 10 vezes por ter me tratado rudemente e ao fim do dialogo, me encheu de elogios da forma como tratava as pessoas.E passou a ser um dos meus melhores clientes.
Sabe...uma coisa venho aprendendo nessa escola da vida.
Vale a pena muitas vezes contar até 10, respirar fundo e ser gentil.
Tenho observado que:
Quem é rude só perde e quem é gentil só ganha!!!

Uma das maiores vitórias que se pode conquistar é derrotar um inimigo pela gentileza.

3 comentários:

  1. Gostei...tem que melhorar a página um pouco mas ta bom!

    ResponderExcluir
  2. Vc falou TUDO, Anna !! Com educação e gentileza se consegue tudo, não só nas relações de trabalho, mas na própria relação familiar. Não existe nada melhor do que conviver com pessoas educadas e gentis, tanto num ambiente corporativo como num ambiente familiar...

    ResponderExcluir
  3. Alexandre

    Eu sempre digo que a vida é uma grande escola e colhemos lá na frente o fruto de nossas atitudes e escolhas. Pena que muitas pessoas não reflitem nas conseqüências de suas atitudes e palavras Mas é isso ai, o segredo de viver bem e do sucesso esta em saber tratar as pessoas. Admiro pessoas educadas.

    ResponderExcluir