domingo, 23 de janeiro de 2011

"Vaso quebrado"

Penso que o processo mais difícil que existe,  é o processo de lidarmos com as pessoas, de nos relacionarmos.
Como o ser humano é complicado!!!!
Como as pessoas são egoísta!!!!!
As vezes fico observando o comportamento de algumas pessoas que conheço. Acho muito interessante ou diria revoltante.
Que uma pessoa queira respeito, quando não sabe respeitar...
Queira ser tratada com gentileza, quando não sabe ser gentil...

Nesse processo dos relacionamentos...
Escolhi pra minha vida um lema, que é um versículo bíblico:

  "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a Lei e os profetas"- Mateus 7:12


Penso ser   inadmissível que uma pessoa queria ser tratada de uma forma e aja de outra. Confesso que tenho dificuldades para encarar esse tipo de atitude.
Eu sempre digo que nos relacionamentos seja de qual tipo for, ou seja entre amigos, amoroso , familiar etc. Eu os coloco como um jarro ou vaso, lindo, perfeito com um valor inestimável. Mas depois que vc por descuido, ou por não dar valor, ou propositalmente deixa esse vaso cair se esfacelando em vários pedaços. Mesmo que vc cole, nunca mais terá o mesmo valor. Nunca mais será o mesmo.
Por isso que em meus relacionamento eu priorizo, fazer aos outros aquilo que gostaria que  fizessem. Tento me colocar no lugar da outra pessoa. Ajo como os outros, de forma como gostaria que fosse comigo, como me sentiria ..etc. Pois assim sei que será muito difícil deixar com que esse vaso quebre.
Porém, confesso depois que alguém quebra esse vaso (jarro), tenho dificuldades pra esquecer e passar por cima.
Como disse, pra mim nunca mais voltará a ter o mesmo valor.
Nesse processo dos relacionamentos, a vida me ensinou uma coisa. 
Aceitar tudo calada é se martirizar interiormente e  adoecer. Todos sempre me conheceram por ser boa de mais, de tão boa que era, que as pessoas pisavam sem dó, chegava a fazer papel de boba, não conseguia me expressar o que sentia sempre tive medo de magoar, mesmo sendo magoada. Sofri muito, tanto no relacionamento familiar, como com amigos.
Mais, os anos se passaram, nada melhor do que as próprias pessoas, a vida, os tombos, as decepções, que fazem com que essa grande mestra e escola da vida, nos ensine a lidar com as pessoas. Hoje confesso que mudei muito. Ainda tenho um coração bom porque é a minha natureza. Gosto de fazer o bem e ser gentil com todos. Mas, aprendi a ser mais exigente, aprendi que bondade não é sinônimo de anulação, aprendi que a querer ser tratada como trato as pessoas. E aprendi que, quem não sabe me respeitar e não se importa com meus sentimentos. Não merece minha consideração. Mas existe uma coisa que ainda preciso lidar e pedir a Deus que me ajude....é saber perdoar...
Engraçado...observei que nos relacionamentos entre as pessoas..
"Aqueles que magoam facilmente, perdoam facilmente.
Mas aqueles que pensam pra magoar, tb pensam para perdoar".
Enfim... a vida é cheia de surpresas.
Mas, nisso tudo uma coisa é certa .

Um jarro depois de quebrado, jamais voltará a ser o que era.

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário