segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ética na advocacia...



A tua justiça (Deus) é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Samos 119: 142

Eu sei que muitos advogados se sentirão incomodados ao ler o que  escrevi. A grande maioria não gosta e nem aceita que fale mal da classe.
Mas, como advogada que sou...
Sinto a necessidade de falar sobre o assunto...
Algumas coisas estão engasgadas.. sinto-me por demais incomodada para me calar...
Confesso que tem muitos e muitos momentos que sinto desanimada com a minha profissão. Já vi alguns amigos desistirem por não ter estomago pra ver, ouvir e seguir procedimentos que nem sempre são justos.
Primeiramente preciso dizer que, em "TODA PROFISSÃO EXISTE PESSOAS ÉTICAS " . Cabe a você fazer a escolha de como vai atuar.
A palavra “Ética” vem do grego ethos, que significa, etimologicamente, caráter, conduta, estando mais ligada à consciência individual, não esquecendo que todas as atitudes pessoais se refletirão na coletividade. Assim sendo, ela busca distinguir o bem do mal, orientando sempre as ações humanas para o lado positivo.
Na profissão do advogado você também pode optar por trabalhar com ética. O direito tem uma área muito vasta e muitos optam sim, por trabalhar e agir eticamente. Porém a grande maioria não o faz. Fato!!
A nossa lei diz que todos tem direito a defesa mesmo sendo culpado.
Agora o caso é....
Quem vai defender?
Quais os argumentos que serão usados?
Cabe algum tipo de maquiagem?
Que direito nós "ADVOGADOS" temos de prejudicar um inocente ou privilegiar um culpado ?
Só porque temos uma boa técnica de oratória...
Porque sabemos os meios certos a serem utilizados para protelar um ou prolongar um processo ... usando os recursos a nosso favor...
Porque sabemos as formas de ganhar um processo forjando provas, instruindo as  pessoas a mentir ou usar testemunhas falsas..
Porque sabemos as  formulas milagrosas " $$$ " , que fazem processos e provas sumirem, bem como serem esquecidos pela justiça até que prazos decaiam ou sejam prescrito o direito do outro.
 As vezes fico pensando como que um advogado, principalmente aqueles que  dizem ser " cristãos"  conseguem deitar sua cabeça no travesseiro e dormirem tranquilamente quando prejudicaram um  inocente.
O que leva um profissional a ser anti ético? Seria o dinheiro?  Seria o status?
Sim, porque sabemos que um advogado é considerado bom perante a sociedade  pelo  numero de causas que ganha, pelas poses que tem, não importando  o meio que o levou a ganhar...mas o fim.
Não podemos dizer que somente as pessoas ricas que são desonestas, porque a desonestidade não é uma questão de classe social, mas de caráter. Cansei de ser procurada por pessoas pra que mentisse no processo pra se beneficiar de alguma forma. Seja numa aposentadoria antes do tempo, num benefício previdenciário ou  num acerto trabalhista onde a empresa cumpriu rigorosamente com todos os direitos do funcionário; Alguns chegaram a me dizer: Dá um jeitinho ai Doutora..... Você deve saber os meios como fazer para que eu ganhe...Se eu ganhar te dou a metade.
Falta sensibilidade no ser humano, falta honestidade e falta agir com ética.
Aonde vai parar nossa sociedade com esses valores que ai estão?
Para todos os lados que olhamos a desonestidade impera.
Outro dia participei de uma audiência em que o advogado é considerado o "ban ban da região " . No momento em que sua testemunha  falou, senti um misto de ódio, indignação, nervoso...sentimentos fortes que precisamos ter controle para não cometer erros e piorar ainda mais a situação. Mas...quando percebo que alguém esta mentindo costumo cruzar os braços e encarar a pessoa, nem pisco a seco literalmente. A pessoa perde o rebolado, se sente incomodada, não sabe onde coloca as mãos e pra que lado olha. O pior que era um mulher de mais de 65 anos, secretaria. Uma pessoa idônea, fora de qualquer suspeita. Mentiu o tempo todo. Tenho absoluta certeza que estava mentindo, porque acompanhei o caso, antes mesmo de entrar na justiça. Fui com meu cliente conversar com essa pessoa. A sós  ela nos disse uma coisa. Mas com medo de ser demitida, foi instruída por  seu advogado a mentir em audiência. Poderia contar vários outros casos,  piores ou semelhantes a esse. Assim caminha a vida...
Mas existe uma justiça... Que se excede a Justiça dos Homens:
Que nenhum advogado fugirá e nenhum ser humano dessa terra ficará impune. Essa justiça é chamada  a "Justiça  Divina".

Que cabe a todos não somente a advogados, mas a todo aquele que se beneficia de algum meio ilícito, pois a palavra de Deus diz:

* A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. Provérbio 19:5
* Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade. Sal 96: 13

Creio que muitas coisas precisam ser mudadas no sistema Judiciário, na atuação dos advogados, na politica , na sociedade.

Temo porque o homem esta se tornando cada dia mais corrupto e muitos se deixando corromper. Todo lugar que vamos nos deparamos com situações vergonhosas de corrupção seja no meio judiciário, político, instituições  e na sociedade.
Mas atente para a voz de um Deus de amor, que ensinou o Homem a ser honesto e agir com ética...

Quero deixar para reflexão um texto maravilhoso do Livro Educação, escrito por Ellen G. W.;
" A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. "

Ana Lucia Steiner
Segunda, 07-05-2011 

2 comentários:

  1. Drª. Ana Lucia Steiner

    Ótimo conteúdo!

    Não apenas para operadores do Direito de um modo geral, mas para qualquer pessoa, que esteja nesta etapa de vida, neste globo chamado terra.

    Dorival José Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e por sua visita ao meu Blog. Desculpa a demora da resposta, mas somente hoje que vi.

      Excluir