terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pequenos gestos que marcam pra sempre...


Criança lembra...
Doçura..
Suavidade...
Encanto...
Beleza...
Pureza...
Espontaneidade e
Sinceridade...

Talvez por isso ame tanto as crianças...
Que delicia quando você diz...
Abraça bem apertado e eles te apertam de uma forma tão espontânea...tão gostosa...
Isso me lembra quando tinha meus 17 anos e comecei a dar aula para o Pré..
O mais engraçado é que  as mães me achavam muito nova, algumas ficavam cismada e  duvidavam da minha capacidade. Mas, com o tempo foram ganhando confiança.
Naquela época, quando  se  fazia magistério, era possível dar aula para o pré e até para o primário.
Foram tantos momentos bons que quando lembro de certos alunos me bate uma saudade e os olhos ficam lacrimejados.
Sempre gostei de usar palavras carinhosas com as pessoas e principalmente com as crianças. Quando eles chegavam, ficava a porta e passava a mão sobre a cabecinha de cada um  e dizia; Nossa como você esta linda, como você esta cheiroso, como ficou chic com esse corte de cabelo ....
Quando terminava a aula me despedia deles com um beijo e um abraço como um gesto de carinho espontâneo, alguns ficavam tímidos, eu dizia: Ara...Não vai me dar um beijo não?.
Não imaginava que pequenos gestos de carinho poderiam marcar tanto algumas crianças.
Em especial....
Lembro-me do Moacir, um menino baixinho, cabelos pretos, rostinho redondo, pele bem branquinha, muito quieto, nunca me deu nenhum tipo de trabalho.
Era meu terceiro ano dando  aula para o Pré.
Um belo dia ...quase na metade do ano...
Estava dando aula e mandaram me chamar..
Lá estava o  Moacir junto com avó...
Até hoje não esqueço a  carinha, as  lagrimas nos olhos e uma rosa nas mãos..
Veio se despedir, estava indo embora para outro estado.
O menino morava com avó, pois a mãe havia se casado novamente e o marido não o queria morando junto.
Foi então que a avó me disse:
- Professora...Eu tive que trazer o Moacir aqui pra se despedir de você porque ele estava em prantos, disse que não iria embora sem antes se despedir. O caminhão da mudança esta lá estacionado nos aguardando. O Moacir não queria ir... porque ele diz que a única pessoa que o ama de verdade é você. Comentou que  o  abraçava todos os dias .
Naquele momento me encurvei , peguei a rosa e o abracei...
Não consegui conter as lagrimas, choramos juntos, nunca senti um abraço tão   forte....como se ele não quisesse mais soltar... um amor tão puro, sincero  e verdadeiro...demonstrado num pequeno gesto...um abraço.
Quando me levantei ...
Eu disse vai com Deus meu querido....Eu te amo muito...nunca vou te esquecer.. que Deus te proteja sempre...
Ele respondeu...com lagrimas nos olhos...Tia tb nunca vou esquecer..eu te amo tia...
Eles foram indo....ele olhava pra trás e acenava com a mãozinha...
Essa cena ficou marcada na tela da minha memória...
Coisas tão pequenas...mas sinceras e gestos tão puros...que marcaram pra sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário