terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O amor é uma troca



Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.  1 João 4:7-8

Uma das coisas que o ser humano mais gosta de falar é sobre amor,  de como amar e ser amado. Cada um com sua teoria, todos de qualquer forma buscam o amor.
Queremos ser amados pelos amigos, pelos pais, filhos e por alguém em especial.
Uma vez  fui  a um Congresso e fiz parte de um grupo onde estávamos debatendo sobre o amor. Nesse grupo havia, advogados, juízes, empresários, psicólogos, professores... Enfim,  pessoas com um conhecimento mais aguçado em determinadas assuntos. 
Quem estava dirigindo o grupo, ou o debate era um psicoterapeuta famoso, mas não vou citar o nome. Ele fez uma pergunta para debatermos:
O que é amor pra você?
E o pessoal começou a comentar sobre a pergunta, cada um dando sua definição pessoal, algumas muito bonitas por sinal. A maioria citou versos bíblicos, e comentaram sobre  um amor incondicional. Eu quis apenas observar. Até que o psicoterapeuta me perguntou e eu disse que "amor é uma troca", muitos discordaram, me calei e fiquei ouvindo. Lembro-me do comentário de  uma professora. Disse ela: Pra mim o verdadeiro amor , é aquilo que uma conhecida fez. Ela  vendeu tudo que tinha, deu aos pobres e foi viver uma vida simples. O Psicoterapeuta perguntou e você ainda tem contato com ela? Sim disse a professora. Ela não se arrependeu? Vive bem? 
A professora titubeou em sua resposta e disse que ela havia dado uma casa para um parente que nunca reconheceu e a tratava com desdem. E que havia se arrependido.
Pois bem disse o psicoterapeuta:

Tudo isso que vocês falaram do amor é meio utópico...muito lindo na teoria, mas na pratica não é bem assim que funciona. 
O amor como disse a loirinha...realmente é uma troca... ( nesse momento, dei um leve sorriso, fiquei sem graça, mas transbordei meu pote).
Ainda continuou o comentário..
" Ninguém  sobrevive se não sentir amor" - Já ouviram falar de pessoas que adoeceram e acabaram morrendo porque se sentiram rejeitadas. Faz pouco tempo presenciei a morte de uma mãe que o filho a desprezou. Ela sentiu tanto que adoeceu e acabou morrendo, quando filho foi ve-la, ja era tarde demais.
Todos de alguma forma desejam ser amados...
Os filhos querem ser amados pelos pais e vice versa.
Os amigos querem sentir-se amados pelos amigos.
O namorado, o cônjuge quer se sentir amado.

Reportando a esse caso, gostaria de dizer que : 

" Amar não é somente querer, mas é dar-se".

"Quem mais sabe amar é aquele que mais recebe amor"!!

Infelizmente vivemos num mundo onde cada pessoa tem seu conceito próprio de amor.  Muitos querem e desejam ser amadas,  mas  não sabem amar.
Porque nas relações humanas,  amor é uma troca que compreende carinho, amizade, serenidade, paixão, paz e respeito.

Deus nos fala de um amor especial, incondicional e  abnegado e diz que aquele que não ama não conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor1 João 4:8
Até mesmo Deus deseja ser amado por seus filhos, não foi á toa que ele enviou seu filho para se sacrificar por nós.
Lembre-se o amor é uma troca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário