quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O poder que tem as palavras!!!


De todas as poderosas armas de destruição que o homem foi capaz de inventar, a mais terrível - e a mais covarde - é a palavra. 
Laminas afiadas, pólvora, energia atômica, dinamite e muitas outras energias utilizadas maleficamente pelo homem deixam rastros de destruição de muita dor e sangue, porém quando usadas para servir ao ser humano são altamente benéficas.
O que não dizer da energia atômica utilizada na medicina! – da dinamite para construção de represas, de laminas afiadas para delicadas cirurgias e tantos outros benefícios... O mesmo se dá com as palavras. 
Elas foram utilizadas para moldar a personalidade da maioria de nós pelos nossos pais, educadores, religiosos - desde a tenra idade na maioria das vezes - com dogmas, conceitos, preconceitos, falsas crenças e tantas frases e jargões que vão nos perseguir até o final de nossos dias neste planeta. 

Eu diria que a palavra é como a desintegração do átomo, causa uma grande destruição de imediato, mas seu efeito maior é retardado, pois perdura por muitos anos causando silenciosamente danos no nosso espírito, em nossa mente e no nosso corpo físico. 
Por anos a fio, muitas vezes, começando na fecundação e se propagando durante toda nossa vida, somos condicionados e forjados pela palavra, na maioria das vezes com criticas e humilhações que destruirão nossa auto-estima e segurança, gerando seres humanos com dificuldades de se relacionar, amar e em sua maioria perdedores em todas as áreas de suas vidas. Seja nos relacionamentos amorosos, familiares, profissionais, na saúde física e mental e muitos outros, o que fará deles seres fracassados em algum setor de suas vidas, quando não em todos.
Quando conseguimos sair da tutela daqueles que nos criaram, seja quem forem, pensamos que tudo será diferente, mas isso é um terrível engano, pois a palavra continuará sua destruição com tudo que ainda virá de educadores, religiosos, parceiros(as), colegas de trabalho, amigos, inimigos, parentes, a sociedade, os veículos de comunicação, enfim tudo que possa chegar aos nossos ouvidos e nossos olhos através da palavra.

E sua força é incontrolável, pois tudo que recebemos através da palavra irá passando inexoravelmente de geração para geração. Porém, quando se consegue perceber o outro gume dessa poderosa arma, passando a utilizá-la para proporcionar somente benefícios, seu poder de destruição se transformará numa ferramenta poderosa capaz de operar verdadeiros milagres. Seu poder de fogo é tão forte que podemos cristalizar efeitos benéficos ou maléficos para nós e para todos que amamos, atingindo também animais, vegetais, automóveis, equipamentos eletrônicos e etc..

Então procure analisar qual gume dessa poderosa arma está usando ou qual foi usado com você, seus familiares, amigos, colegas, enfim, todos e tudo que faz parte de sua vida. – (destruição ou construção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário