sábado, 30 de outubro de 2010

OS DONOS DA VERDADE

Existem pessoas que se consideram detentoras da verdade absoluta, e que tudo sabem, e não precisam da ajuda nem da opinião de ninguém. São os chamados "donos da verdade", por assim se julgarem.

Os “donos da verdade”, tentam sempre convencer as pessoas de que sua maneira de ver as coisas é a única verdade que existe, quando na realidade sempre existem versões distintas, maneiras diferentes de se fazer e ver as coisas. Cada pessoa deve ter uma personalidade, uma opinião própria. Para isso, somos dotados do livre arbítrio, e sempre que encontrarmos pessoas assim, que querem nos dominar, controlar nossa vontade, devemos reagir.

Esses tais "Donos da Verdade", muitas vezes, mesmo que colocados diante da argumentos irrefutáveis, contrariando seu ponto de vista, insistem, e procuram torcer as coisas, não admitindo opiniões contrárias. Por vezes sequer admitem opiniões favoráveis, fixando-se em seus pontos de vista, e defendendo-os a qualquer custo. São irredutíveis em suas opiniões. O preto é azul, e pronto, não se discute.

São sempre aqueles que em geral se escondem atrás do que desconhecem. Muitas vezes não tem argumentos que apoiem seu ponto de vista, então simplesmente nada ouvem, e não aceitam quaisquer argumentos desfavoráveis. Não saberiam defender-se.

Tentam ocultar os fatos reais, para fazer prevalecer suas idéias.

Assim, batem o pé até o fim para deixar bem claro suas opiniões e pontos de vista, que devem ser aceitas sem qualquer discussão, ou sequer uma possibilidade de discussão, pois uma conversa mais funda, poderia destruir seus argumentos.

Só eles sabem tudo direitinho e pasmem, julgam que podem consertar o mundo.

Suas idéias são sempre salvadoras. Se todos agirem como ele acha, o mundo finalmente será endireitado.

Sempre encontram seguidores que acreditam fielmente em suas palavras. Pessoas sem personalidade que se deixam convencer por qualquer um que fale com convicção.

Geralmente essas pessoas tem o dom da palavra, e conseguem convencer multidões. Os exemplos de "Donos da Verdade" são muitos na História Mundial. E os resultados de sua ação nefasta todos conhecem...

Costumo dizer que o que falta para os Donos da Verdade, é Humildade.

Sim, humildade para respeitar o que o outro pensa ou fala. Muitas vezes, escutando outro parecer, poderemos reformular nossos pontos de vista, melhorando nossa maneira de agir.

Isso se aplica em todos os campos de atividade. Ninguém deve ser absolutista.

Para pessoas assim, só sua opinião prevalece. Mais ninguém tem direito a qualquer ponto de vista, e, na realidade, temos que ter presente que cada qual tem direito a uma opinião, um parecer, e respeitá-lo faz parte da boa educação e do bom senso. Afinal, sempre poderá existir uma idéia melhor do que a sua.

Pelo menos deve-se sempre ouvir outras opiniões, dar oportunidade a que outros exponham seus argumentos, que poderão ou não ser aceitos, mas que deverão ao menos ser considerados.

"Se os aceitas tudo bem, se não, cala-te, que é o melhor que podes fazer, se não reunires condições para manter tua opinião", segundo L'Inconnu...

Mas não queiras ser o Dono da Verdade, pois as vezes poderás até, estar escondendo tua sinceridade.

Esse é um dos principais efeitos negativos que essas pessoas, que se julgam os donos da verdade, apresentam... boicotam sua própria personalidade, pois, para vestirem a capa que pretendem usar, deixam de agir com naturalidade.

Contudo, os mais perigosos são aqueles que se julgam REALMENTE super pessoas. São esses, aqueles que geralmente conseguem arrastar multidões atrás de si.

Como verdade absoluta, espero que tenhamos UM LINDO DIA.

[M. Salaverry]


Ana Lucia Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário